Ola Jomar,
Pela sua mensagem, você já tem o mais dificil, que é a Certidão de Nascimento. Nela existe o nome do Cartório e onde está este Cartório, Comarca, Etc. Você pode usar a internet para solicitar revisão de
nome de cidade no cartório o que muitas vezes pode ter sido escrito abreviado ou reduzido pelo espaço, erro de cartório muito comum a alguns anos atrás. segue o link que pode te ajudar.
CARTÓRIO ON LINEIsso pode ter acontecido pois distante aproximadamente 100Km de Carangola existe uma cidade com o nome de São Manoel de Guaiacu, na direção contraria de Governador Valadares. Se pensar que a muitos anos atrás, não existiam as atuais estradas, as cidades eram menores e era cultura não registrar as crianças como hoje, (quase que imediatamente ao nascimento), estou teorizando, mas pode ter ocorrido que seu bisavo tenha percorrido esta distância para registrar a sua avó, pela ausência de Cartórios nas proximidades. Mas somente no livro de registro do Cartório você tiraria esta dúvida. Na certidão de minha "bisa" o nome dela é Gilda e ela se chamava Zilda e no livro do Cartório está ZILDA.(errinho bobo, rsrsrsrsrsrs)
Mande-me sim a cópia desta certidão, no que for possível eu ajuda-lo, eu farei. Estou aguardando.
P.S. Existem dois telefones em nome de "SANTOS" em São Manoel de Guaiacu, MG.
Abraços,