No fórum de meusparentes os nossos utilizadores portugueses e brasileiros podem conversar uns com os outros e responderem a perguntas. Discutir uns com os outros sobre as suas árvores genealógicas e genealogia em geral.

Hoje é Qui Jan 08, 2009 10:46 pm

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 7 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Uma cidade que não existe mais!!!!
MensagemEnviado: Qua Nov 12, 2008 10:28 pm 

Data de registro: Qua Mar 19, 2008 6:13 pm
Caro Walter,
Estou pesquisando sobre os meus avós e surgiu um problema difícil de resolver, mas ao mesmo tempo delicioso de fazer :D . Consta na certidão de nascimento de minha avó materna, o local de nascimento como sendo São Manoel - MG. Só que esta cidade não existe mais. De acordo com o relato de meus parentes (sic), ela nasceu em Carangola - MG, mas não existe distrito com esse nome na cidade. Você pode me ajudar? Eu consegui a cópia da certidão de nascimento, mas ela não possui informação que possa me ajudar. Se for necessário, te passo um email da certidão para vc dar uma olhada.
Um abraço.

Assunto do Tópico: Re: Uma cidade que não existe mais!!!!
MensagemEnviado: Qui Nov 13, 2008 3:10 am 

Data de registro: Seg Set 08, 2008 5:25 pm
Ola Jomar,
Pela sua mensagem, você já tem o mais dificil, que é a Certidão de Nascimento. Nela existe o nome do Cartório e onde está este Cartório, Comarca, Etc. Você pode usar a internet para solicitar revisão de nome de cidade no cartório o que muitas vezes pode ter sido escrito abreviado ou reduzido pelo espaço, erro de cartório muito comum a alguns anos atrás. segue o link que pode te ajudar.

CARTÓRIO ON LINE

Isso pode ter acontecido pois distante aproximadamente 100Km de Carangola existe uma cidade com o nome de São Manoel de Guaiacu, na direção contraria de Governador Valadares. Se pensar que a muitos anos atrás, não existiam as atuais estradas, as cidades eram menores e era cultura não registrar as crianças como hoje, (quase que imediatamente ao nascimento), estou teorizando, mas pode ter ocorrido que seu bisavo tenha percorrido esta distância para registrar a sua avó, pela ausência de Cartórios nas proximidades. Mas somente no livro de registro do Cartório você tiraria esta dúvida. Na certidão de minha "bisa" o nome dela é Gilda e ela se chamava Zilda e no livro do Cartório está ZILDA.(errinho bobo, rsrsrsrsrsrs)
Mande-me sim a cópia desta certidão, no que for possível eu ajuda-lo, eu farei. Estou aguardando.

P.S. Existem dois telefones em nome de "SANTOS" em São Manoel de Guaiacu, MG.

Abraços,

MensagemEnviado: Sex Nov 14, 2008 1:44 am 

Como faço para te enviar a certidão?Posso posta-la diretamente no fórum?Ou vc tem um email especifico do meusparentes?

MensagemEnviado: Sex Nov 14, 2008 3:45 am 

pode enviar em Mensagem Privada ou leia o e-mail no meu perfil

MensagemEnviado: Sáb Nov 15, 2008 9:40 pm 

Caro Jomar,

Em posse do documento, facilitou bastante e creio ter encontrado, leia o texto anexo.

"Em 3 de maio 1891, foi elevado a município, com o nome de São Manuel. A denominação atual foi dada em 1943, em homenagem ao emancipador, coronel Luís Eugênio Monteiro de Barros. Euge= Eugênio polis= que quer dizer cidade.Formando assim o nome Eugenópolis"

Concluindo:
Em 1919 quando sua avó nasceu o nome do município era o que consta na Certidão.
A cidade está a 43 quilometros de Carangola MG, portanto seus parentes estavam quase certos.

Os links a seguir vão esclarecer mais:

CIDADE DE EUGENÓPOLIS

LISTA DE ANTIGAS DENOMINAÇÕES DE MÚNICIPIOS DO BRASIL

Espero que você consiga agora dar continuidade a sua pesquisa.

Abraços

MensagemEnviado: Dom Nov 16, 2008 5:01 pm 

Grande Walter,
Antes de tudo, quero agradecer a atenção. em minhas pesquisas o nome da cidade de Eugenopolis já tinha aparecido, mas eu fiquei na duvida, pois em alguns artigos que eu li na grande rede, o município já pertenceu a Muriaé e outras cidades da região, mas nunca pertenceu à cidade de Carangola. Mas vida que segue.....
Vou aproveitar sua experiência pra saber como devo proceder: minha pesquisa tem sido bastante abrangente, pois já vi em alguns site que a busca só se baseia nos ascendentes diretos(avós, bisavós etc). Eu gostaria de conhecer os irmãos de meus antepassados. Tios-avós, tios-bisavós etc. Foi por isso que eu procurava a cidade de registro de minha avó, mas agora eu vejo que isso pode não servir, pois o local é só de registro, não quer dizer que meus antepassados moraram ali....Ai depois de enrolar muito te pergunto: estou no caminho certo, como faço para localizar essas pessoas se teoricamente não tenho dado nenhum, somente os nomes e os prováveis locais onde moraram?
Um abraço

MensagemEnviado: Dom Nov 16, 2008 11:55 pm 

Olá Jomar,

A resposta a pergunta anterior é uma só: AJUDA DOS PRIMOS.

É um pouco dificil, vc viu um tópico aqui que eu pedi para achar descendentes da Família Canella? pois é a maioria eu já achei pela internet, por lista telefonica, e-mail, orkut e outros, e ainda por recados dados pessoalmente por amigos ou parentes, que não deu resultados, ninguém me respondeu ou se respondeu não deu continuidade, mas penso que o interesse deles pode não ser o mesmo que o meu, e ai fiquei sem respostas. Mas os que responderam, e que entraram na árvore, e encontraram um trabalho sério, abraçaram a causa e estão colaborando e em muito.
Sozinhos é quase que impossivel, divida com os primos esta responsabilidade.

Quanto a ajudar em pesquisas, documentos,etc a idéia do Fórum é justamente essa, trocar informações, ajudar uns aos outros, eu agora sei que se precisar de um documento ou informação ai deste lado do Brasil, vou poder contar com você.

Agora quanto ao documento que você me enviou, note no topo dele, existem tres carimbos de Reconhecimento de Firma distintos, Tabeliões F.Hermes, Montagna e Roquette, no endereço Rosário - Rio (?), Ela mudou-se para o Rio de Janeiro? Estes reconhecimentos podem ter ocorrido quando da transferencia de imóveis, compra e venda e ou Espólio, quando ainda sua Avó Nana era solteira, (se casada seria a Certidão de Casamento). Se você achar o tabelião em Eugenópolis, peça para ver a ficha de assinatura do Cartório de São Manoel, vai constar a data que estes reconhecimentos foram feitos. Depois procure estes tabeliões que talvez você ache o espólio da familia, escrituras ou outro documento que levou a ser necessário reconhecer firma de cartório, pois são documentos muito esclarecedores para a sua genealogia.

Um grande abraço

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 7 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora