bookCentro de Informações

Small World Experiment

fonte: flickr.com“Cada um conhece qualquer outro através de seis cantos”, pelo menos se se acreditar no chamado Small World Experiment (port.: Experiência-Pequeno-Mundo). A palavra marcada por Stanley Milgrim em 1967 na universidade de Harvard designa uma hipótese, que “todas as pessoas no mundo estão em relacionamento com todos outros através de uma pequena corrente.”

A primeira pequena experiência do mundo (1967) foi feita por Stanley Milgrim ainda através do correio. 60 participantes escolhidos acidentalmente deviam mandar um pacote a uma pessoa de objectivo. Se os participantes não conheciam a pessoa de objectivo pessoalmente, deviam mandar o pacote a uma pessoa, que eles conheciam pessoalmente e onde a probabilidade seria maior que esta pessoa conhece-se a pessoa de objectivo.

No resultado 3 pacotes chegaram com mediadamente 5,5 contactos (arredondado 6) às pessoas de objectivo. “Os cientistas concluíram disso, que cada pessoa da população dos EUA da outra pessoa dos EUA mediano estava separado através de 6 pessoas ou dito ao contrário através de mediano seis pessoas podem ser atingidas.” (Citado do Wikipédia).

Embora os resultados fossem controversos por causa da quota de sucesso da pesquisa, foram feitos no futuro sempre semelhantes experiências, parcialmente com quotas de sucesso até 85%. Em 2003 foi feita uma experiência global onde „60.000 usuários de Email de 166 Países tentaram contactar directamente ao tudo 18 pessoas seleccionadas para 13 comunidades através do regulamento de notícias electrónicas.“.

Os cientistas confirmaram que por causa dos resultados desta pesquisa da manhã de 1967, que chegam muito provavelmente seis candidatos para alcançar todas as pessoas no mundo.(”Six degrees of separation”).
Que esta teoria não é completamente falsa, nota-se também nos entrelaçamentos online como hi5, onde trilhos de ligação são mostrados entre as pessoas, que não consistem em mais de 5 elos.



Insira esta página num serviço de Social Bookmarking.
Digg! Technorati! Reddit! Del.icio.us! Slashdot! StumbleUpon! Cannotea!




 

Participa!

Crie a árvore genealógica da sua família e fique ligado a ela.

arvore meusparentes.com.pt
  • Completamente grátis e fácil.
  • Convide os seus parentes para participarem.
  • Só você e os seus parentes podem ver a àrvore genealógica.
start