bookCentro de Informações

Nomes próprios femininos J-R PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jacinta: Nome de origem mitológica, ligado à flor Jacinto. Indica uma pessoa muito severa na análise que faz dos outros. Mas está sempre disposta a perdoar os defeitos de carácter que encontra e procura viver com todo mundo, pois adora ter muitos amigos.

Jaqueline: aquela que supera. Indica uma pessoa que está sempre em actividade. Os seus pontos fortes são a persistência e a força de vontade. Planeia sua vida com muito cuidado e segue à risca os seus planos até sentir que ultrapassou todas as suas barreiras.

Jéssica: cheia de riquezas e indica uma criança vaidosa e sedutora, que às vezes brinca um pouco com o perigo. À medida que cresce, porém, acumula também riquezas interiores e consegue êxito em quase todas as suas empreitadas.

Joana: Deus é cheio de bênçãos e indica uma pessoa que só amadurece depois de muito lutar pelo equilíbrio entre a razão e o coração. Chega a ser vista como alguém que não sabe o que quer, mas quando se decide entra de corpo e alma na conquista dos seus ideais.

Julia: cheia de juventude e indica uma pessoa de memória prodigiosa, muito senso de organização e um dinamismo contagiante. Excelente amiga, dedica-se totalmente às pessoas que estima.

Julieta: Variação de Júlia.- uma pessoa suave, que prefere uma vida tranquila sem loucas aventuras. Adora literatura, cinema e teatro. No amor, entrega-se a sonhos românticos difíceis de ser concretizados.

Laura: Latim, significa coroa de folhas de louro. Diminutivo: Laurita. Variante: Lauriana. Nome de pessoas que se deixam dominar por sentimentos contraditórios. Preocupam-se com a opinião dos outros, e são muito selectivas ao escolher companheiros, seja no jogo, no trabalho ou para toda a vida. Às vezes uma radical solidão as detêm.

Leonor: Árabe, significa que a sua luz é o Senhor. Nome que indica predisposição para recorrer a um ser transcendente e superior quando se tem problemas muito graves que transbordam a capacidade humana. Destacada tendência ao misticismo.

Letícia: Latim, significa alegria. Mostra força de vontade pouco comum, embora, por vezes, não consiga ver bem à sua volta. É própria de mulheres que se preocupam por satisfazer os desejos de quem não tem ajuda.

Lídia: Grego, significa mulher de Lídia, uma região da Ásia Menor. Sua bondade e seu comportamento recatado nem sempre são bem interpretados pelos outros. Muitos chegam a confundir timidez com orgulho. Consegue sempre que o seu companheiro ceda e lhe dê razão.

Liliana: Do inglês Lilian, que significa pura, inocente. Variantes: Liliane, Liliam, Liliosa. É dotada de um temperamento impulsivo, que não cede diante de nenhum tipo de pressão. Luta para alcançar suas metas. Investe sempre com sabedoria e precaução.

Lúcia: Feminino de Lúcio, latim, luz. Nome que significa preocupação pelos outros e por tudo que a rodeia. Pessoas que valorizam a amizade e a solidariedade. Costumam estar sempre dispostas a prestar toda a espécie de ajuda a quem solicita.

Lurdes: Variação de Lourdes, francês, nome de origem religiosa, quase sempre composto com Maria (Maria de Lourdes). Pessoa extremamente ponderada e tímida. É a mais fiel das amigas; sabe como ninguém ouvir e guardar todos os segredos que lhe contam. No amor, procura sempre novas experiências.


Madalena:
Hebraico, a dos cabelos penteados. Pessoa discreta e observadora que prefere ouvir do que falar. Está sempre analisando seus sentimentos e revela preocupação com a vida espiritual.

Mafalda: Variante de Matilde guerreira que combate com energia. Dócil e sincera, sente-se feliz quando conquista a simpatia dos outros. Por isso, faz tudo para agradar aos amigos e não se importa de ouvir suas lamentações . Muito conservadora, coloca a família acima de tudo.

Mara: Hebraico , amarga. Hipocorístico de Maria, Marisa, etc. Tem grande respeito pela justiça e orienta-se sempre pelo que é certo e honesto, sem entretanto ser autoritária. Controlada nos gastos, terá sucesso em negócio próprio.

Márcia: Feminino de Márcio. Acha que o verdadeiro amor compõe-se de uma sucessão de instantes maravilhosos. Realiza com minúcias as suas tarefas . O dinheiro é suficiente para o imprescindível .

Margarida: Latim, significa pérola. Em geral, a pessoa que tem este nome é especial, é fora do comum e apresenta com frequência qualidades pouco correntes: compreensão , doçura e preocupação com os demais . São fiéis no amor e não reprovam infidelidades alheias.

Maria: Hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver. Por vezes são forçadas a pedir auxílio para resolução dos muitos problemas que tem de enfrentar na vida e para aguentar a dor. Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial.


Mariana: Aglutinação de Maria e Ana. Ver esses nomes . Indica inteireza de ânimo e espírito aberto e próprio de pessoas que amam a sua profissão e os seus afazeres. Preocupam -se com os demais na medida em que deles necessitam e , em geral, são pessoas receptivas.

Marina: Latim, oriundo mar. Nome de mulheres muito dadas ao sonho e a fantasia. Costumam refugiar-se no seu mundo de fantasia quando se encontram frente a determinados problemas - especialmente familiares - que não conseguem solucionar.

Marta: Aramaico, significa dona de casa. Diminutivo: Martinha. Indica certa inclinação à calma nos momentos mais difíceis da vida. É próprio de pessoas que se preocupam em estabelecer boas relações com seus vizinhos e conhecidos.

Matilde: Guerreira que combate com energia. Nome que indica certa preocupação pelo futuro. É próprio de pessoas que aproveitam uma determinada circunstância para medrar. Embora façam tudo não porque gostem do poder, mas antes para assegurar o seu futuro. Realizam seu trabalho com gosto e aproveitamento.

Micaela: Forma feminina de Miguel. Indica predisposição ao sacrifício e preocupação pelos demais. Num sentido genérico, é próprio de pessoas muito sensíveis às desigualdades sociais e ,por isso, são por vezes desprendidas e solitárias.

Milena: Sérvio, significa amorosa. Representa sensibilidade e rectidão de conduta, mormente no trato com as pessoas . Se as circunstâncias o exigem, não hesitam em prestar o seu apoio a projectos de natureza política.

Nádia: Sânscrito, significa espírito de luz. A fidelidade é a chave do afecto. Desenvolve uma grande capacidade de trabalho. Embora o dinheiro deva ser utilizado apenas como um meio para atingir alguns fins, nem sempre sucede assim.

Natália: Latim, Natalis, dia natalício. Só consegue amadurecer depois de muito lutar para chegar a um equilíbrio entre a razão e o coração. Por isso muitas vezes é vista como uma pessoa inconstante.
É fiel e exige que seja tratada com diferencia.

Odélia: Feminino de Odélio, que significa pequeno saudável, vem do anglo-francês. Confere à portadora uma sorte incrível, o segredo de uma felicidade durável junto com os seus.

Ofélia: Grego, significa ofídio, serpente, cobra. Revela diferença e autonomia. É próprio a mulheres que vivem a vida de uma maneira independente e autónoma, sem ligar a modos, convenções ou caprichos sociais. Sabem o que querem a cada momento.

Olga: Antigo nórdico, Halag, significa santa ou sagrada; ou do russo Oleg, também com o mesmo significado. Nome próprio de mulher de carácter forte e marcante personalidade. Em geral domina as situações e não o inverso. Suas responsabilidades no trabalho não tem limites, salvo que a impeçam por motivos extraordinários.

Olímpia: Feminino de Olímpio, monte onde moravam os deuses. Indica certa tendência para as belas artes, especialmente música. É próprio de pessoas que valorizam tanto as qualidades estéticas, quanto os valores éticos quando se propõem a iniciar uma nova amizade.

Olívia: Latim, derivado de Oliveira, árvore consagrada aos deuses Apolo, Júpiter e Minerva. Masculino: Olívio. Nome próprio de mulher que se caracteriza por contrariar e opor-se às decisões dos seus familiares e amigos. Manifesta o seu desacordo sempre que o considera necessário e sem reservas.

Patrícia: Latim, significa da pátria. Masculino: Patrício. Forma italiana: Patrizio, Patrizia. Está sempre em busca da perfeição total. Por ser exigente demais com as pessoas e ter um senso crítico muito apurado, tem solidão como grande companheira. É previdente e nunca fica sem dinheiro.

Paula: Feminino de Paulo, ver esse nome. Nome de pessoas que valorizam a amizade e a fidelidade a uma idéia representativa de princípios éticos e morais. Seu lema é permanecer sempre ao lado de quem precisa de ajuda. A sua maior recompensa é o trabalho bem executado.

Raquel: Hebraico, calma como uma ovelha. Nome de pessoas que frequentemente podem chegar a sentir-se vítimas de uma situação familiar ou social. Os seus esforços para esclarecer eventuais mal-entendidos faz com que sempre consigam restabelecer a confiança depositada sobre eles.

Rebeca: Hebraico, aquela que une. Indica predisposição para a criatividade e entusiasma-se pela contemplação das obras de arte. Sua sensibilidade por assuntos sociais também é muito desenvolvida e, com frequência, mostra-se solícita.

Regina: Latim, significa rainha. Indica voluntarismo e firmeza de decisão. É próprio de mulheres que, da mesma forma que os antigos sofistas gregos, usam todos os recursos verbais para convencer seus interlocutores.

Rita: Diminutivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida). Faz alusão a determinadas atitudes relacionadas com a tenacidade e com a força de vontade. É próprio de pessoas que se sacrificam ao extremo quando estão convictas de que há uma razão para isto.

Roberta: Feminino de Roberto, ver esse nome. Indica satisfação e alegria. É próprio de mulheres que, em geral, vêm em qualquer circunstância, por muito adverso e desagradável que possa parecer, o lado benéfico e positivo.

Romana: Latim, natural de Roma. Masculino: Romano. Por desconfiança inata, evita manifestar seus afectos. Quase tudo em sua vida gravita em orno do trabalho. Valoriza o dinheiro de forma objectiva, embora custe-lhe reconhecer a sua necessidade.

Rosa: Grego, significa a flor, a rosa. Nome de pessoa que, em cada circunstância da sua vida, sabem valorizar o que lhes convém. Quase sempre acertam ao escolher as suas amizades e a profissão. No entanto, fogem da monotonia: gostam de arranjar novos amigos ou mudar de trabalho.

Rosária: Forma feminina de Rosário. Nome de origem religiosa. Bondosa, busca manter um clima de harmonia a seu redor. Demora a tomar decisões, mas quando o faz não costuma errar. Não é ambiciosa, mas preocupa-se em poupar o que pode.

Rute: Hebraico, significa no auge da beleza. Prática, prefere encarar todos os problemas assim que eles aparecem. Não tem muita paciência com quem costuma dramatizar a vida. Gosta de investimento seguro, com lucro rápido.



Insira esta página num serviço de Social Bookmarking.
Digg! Technorati! Reddit! Del.icio.us! Slashdot! StumbleUpon! Cannotea!
 
 

Participa!

Crie a árvore genealógica da sua família e fique ligado a ela.

arvore meusparentes.com.pt
  • Completamente grátis e fácil.
  • Convide os seus parentes para participarem.
  • Só você e os seus parentes podem ver a àrvore genealógica.
start