bookCentro de Informações

Dicas para uma pesquisa genealógica

A regra fundamental na pesquisa genealógica é como numa outra pesquisa qualquer: Faça acima de tudo muitos apontamentos! Aponte todos os nomes, dados, locais e fontes que você vai usar.

O começo da pesquisa

Comece consigo próprio! Consulte a sua própria certidão de nascimento. Nesse documento já constam os nomes dos seus pais, dos seus avós maternos (pais da sua mãe) e dos avós paternos (pais do seu pai). Se você consultar a certidão dos seus pais, o que não é muito difícil, terá pelo menos os nomes de mais uma geração. Depois, pergunte a eles pelos nomes completos deles, incluindo quaisquer nome que eles têm ou tiveram no passado, e que não aparecem na sua certidão de nascimento. Especialmente as mulheres costumam mudar de apelido depois de casarem-se ou outro problema são os imigrantes que têm muitas diferentes grafias nos seus nomes. As razões políticas também fizeram com que apelidos usados antes fossem esquecidos. Isso aconteceu entre os judeus, árabes, italianos e alemães. E mesmo entre as famílias de apelido português, isso aconteceu com membros perseguídos por governos ditatoriais. Pergunte a eles os locais e datas de nascimento e de casamento. Pergunte nos cartórios onde foram registados e casados e se houve uma cerimónia religiosa, nas Igrejas (e nas cidades) onde foram baptizados e se casaram.

Fontes importantes:

Dica final

Uma pesquisa Genealógica nunca tem fim. Você pode impor-se um limite: “vou até aos trisavós ou até aos vigésimo avós…”. Tudo depende da sua disposição, necessidade, vontade e gosto.
A Pesquisa Genealógica pode ser um trabalho que dure meses, anos ou até uma vida inteira. Nunca, porém, será uma actividade imediata. Recolha da família, principalmente dos membros com mais idade, o maior número possível de informações, desde o nome de todos os parentes que se lembram, as datas e locais dos respectivos nascimentos, baptizados, casamentos, profissões, actividades sociais, nomes dos cônjuges dos filhos, cargos públicos e bens patrimoniais.



Insira esta página num serviço de Social Bookmarking.
Digg! Technorati! Reddit! Del.icio.us! Slashdot! StumbleUpon! Cannotea!




 

Participa!

Crie a árvore genealógica da sua família e fique ligado a ela.

arvore meusparentes.com.pt
  • Completamente grátis e fácil.
  • Convide os seus parentes para participarem.
  • Só você e os seus parentes podem ver a àrvore genealógica.
start